26.3.09

Carta pro meu filho - 1 ano e 6 meses

Pretinho

Ontem você completou 1 ano e meio. Esse último mês foi de muitas novidades importantes na sua vidinha. A cada dia que passa você deixa um pouquinho de ser um bebê bochechudo para se tornar em um menininho cada vez mais lindo e inteligente.

Tem exatamente 1 mês que você mamou no peito da mamãe pela última vez. Foi uma decisão difícil, mas muito importante para nós. Os 1ºs dias foram bastante complicados. Éramos nós 2 chorando de madrugada, você querendo mamar e eu querendo te dar o peito. Mas a mamãe teve que ser forte, porque o peito estava te atrapalhando de dormir, de comer direito e até de ficar comigo. Você não podia vim pro meu colo que pedia pra mamar. E se eu não desse, você começava a chorar desesperadamente. Depois de uns 3 dias, as coisas começaram a ficar mais calmas, você começou a dormir a noite inteira, a comer melhor e a ficar no meu colo sem pedir pra mamar. Hoje em dia, você já consegue ficar o dia todo só comigo, sem nem pedir para mamar.

Outra novidade foi que você dormiu longe da mamãe e do papai pela 1ª vez, na casa da Vovó Dise (como era domingo de carnaval e a mamãe e o papai estavam com saudades de ir pra festa, a vovó se ofereceu pra ficar com você). Você se comportou super bem. Jantou, tomou banho, brincou e dormiu a noite toda. Só foi ver a mamãe de novo às 11h da manhã do dia seguinte. Quando eu cheguei lá você estava dormindo. Na hora que me viu, a 1ª coisa que disse foi 'vavó' (não sei se chamando por ela ou pra me contar que estava na casa dela). Aliás, você adora sua avó Dise. Também, ela apronta todas com você. Toda vez que vocês se encontram é sinal de bagunça

Vavó é uma de muitas palavras do seu pequeno vocabulário. Você já sabe chamar um monte de gente e a falar um monte de coisas. Você adora ficar na janela (ou no combogó do prédio da vovó) chamando as pessoas que você conhece. Você sempre chama a Nana (tia Mana), Zu (Juju), Gu (tio Gu), Ta (Benta), Cacá (tia KK), Nini (Dimi), Mel, papá e mamã. E ainda tem os barulhos de moto e de carro, de cachorro, de cavalo, de passarinho e de gol, que é uma das suas palavras favoritas - Você não pode ver uma bola ou um jogo de futebol na TV que fala goooool, com uma voz bem grossa.

Quando você vê alguma coisa que gosta muito (ou que quer mostrar pra álguem), levanta o dedinho indicador e faz ó, com a boquinha aberta. Quando você tá com fome ou com sede, já sabe pedir o que quer (e só para de pedir quando alguém te dá): Nana (banana), bobo (água), tô (biscoito), tê (iogurte), na (gelatina), cuco (suco) e papá (que é almoço ou jantar). E quando é contrariado, fala não um monte de vezes, mostrando que sabe exatamente o que quer. (e dependendo do seu nível de nervosismo, sapateia ou se joga no chão. E a mamãe não fica nada feliz nessas horas).

Você é um bebê muito determinado e independente. Quando quer uma coisa, faz de tudo pra consegui-la.(Você é muito sedutor. Pede as coisas com um jeito que ninguém resiste, sempre com esses olhões brilhantes e espertos que você tem). Quando você acha que já sabe fazer o que você quer, você vai lá e faz. Puxa as coisas de cima da mesa, tenta tomar água e a comer sozinho (e faz a maior lambança do mundo), sobe nas coisas, tenta abrir a geladeira, foge no clube até o parquinho ou a entrada da piscina (olhando pra trás pra se certificar que a gente tá por perto. se a gente não estiver tão perto assim, pára e fica esperando), pega o controle remoto e fica apontando pra televisão, fala ôôô em todo o telefone que acha pela frente, quer dirigir cada vez que vê um carro (fica falando zizi, pega a chave, buzina, liga o som do carro) e por aí vai.

A gente tem que ter muito fôlego pra correr atrás de você. Energia é uma coisa que você tem de sobra. Até quando está morrendo de sono, fica pulando de um lado pro outro, descendo da cama, correndo atrás dos gatos, dançando na frente do espelho... Você só fica um pouco mais quieto quando está vendo televisão (que você ama. Eu até queria que você gostasse menos, mas com o pai e a mãe que você tem, fica meio dificil mesmo). Você sempre vê os mesmos programas: Backyardigans, Barney, Little people, Cocoricó e George, o curioso. E sempre bate palma, ri, dança e fala junto. É a coisa mais fofa do mundo.

Foi pra gastar esse tanto de energia que você tem que seu pai e eu decidimos te colocar na escolinha. (A gente sempre pensou em te colocar só quando você tivesse 2 anos, mas sentimos que você já estava bem para ir agora). Essa foi a sua primeira semana, você ainda está em fase de adaptação, mas já deu pra ver que você vai gostar bastante. Nos primeiros dias você estranhou um pouco, chorou, reclamou, mas logo ficou bem. Cada vez que mamãe foi te pegar na aula, você voltou falando um monte de coisas no carro. E é só a gente perguntar se você cantou, foi no escorregador ou brincou de pintar que seus olhinhos brilham e você dá um sorriso, como se você estivesse lembrando do dia que você teve.

Eu morro de orgulho e de alegria em ver você crescendo feliz e esperto assim e se tornando esse menininho tão fofo e divertido que você é. É uma das melhores coisas que algúem pode sentir, pode ter certeza.

Com todo o amor do mundo,

Mamãe

Um comentário:

Vanessa Lonziero disse...

Seu filho eh lindo!
Olá adorei seu blog!
passe nos meus tb!
www.avonvanessa.blogspot.com
www.naturavanessa.blogspot.com
deixe seu coment e um recadinhu no meu mural!
Bjus